domingo, 9 de novembro de 2014

TABELA PERIÓDICA



A Tabela Periódica é uma forma de organizar os elementos químicos segundo as semelhanças das propriedades físicas e químicas. É constituída por sete linhas, os períodos que correspondem ao número de níveis de energia, e dezoito colunas, os grupos que correspondem aos elementos que têm os mesmos eletrões de valência.


Nota: Os elementos do primeiro período pertencem ao 1º nível energético, correspondendo à camada K, os do segundo período pertencem ao 2º nível energético, correspondendo à camada L, e assim sucessivamente.

Os elementos do grupo 1 tem 1 eletrão de valência, o grupo 2 tem 2 eletrões de valência, passando para o grupo 13, que tem 3 eletrões de valência e sucessivamente até ao grupo 18, que fazem parte os elementos estáveis, designados por gases nobres. Do grupo 3 ao 11 temos os metais que têm um comportamento especial, não contando os eletrões de valência.


Estrutura da Tabela Periódica

De um modo geral a Tabela está dividida em dois grandes grupos, os metais e os não-metais.

Grupo 1- Metais de alcalinos
São elementos com carateristicas básicas ou alcalinas, pois reagem fortemente com a água. São dúcteis, de brilho metálico, bons condutores elétricos e térmicos e têm elevados pontos de fusão e ebulição. Têm um eletrão de valência, originando catiões, sendo estes iões monopositivos.

Grupo 2- Metais alcalino-terrosos
São elementos dúcteis e maleáveis, de brilho metálico, com pontos de fusão e ebulição relativamente altos, são bons condutores térmicos e elétricos, e oxidam-se facilmente. Têm dois eletrões de valência, originando iões dipositivos.

Grupo 17- Halogéneos
São elementos que não possuem propriedades metálicas, muito reativos, pouco solúveis na água e solúveis em solventes orgânicos, têm pontos de fusão e ebulição relativamente baixos. Têm sete eletrões de valência, originando iões mononegativos.

Grupo 18- Gases Nobres
São elementos que possuem a última camada completamente preenchida, sendo por isso muito estáveis. Têm pontos de fusão e ebulição muito baixos.




Sem comentários:

Enviar um comentário