domingo, 9 de novembro de 2014

MODELOS ATÓMICOS

Versão Resumida


Antes de se ter aceite o Modelo da Nuvem Electrónica existiram outros que tiveram a sua importância na construção do modelo atual.





Modelo de Dalton- este modelo considerava o átomo como uma esfera indivisível, com uma massa característica que não se alterava durante uma reação química.

Modelo de Thomson- também designado Modelo do Pudim de Passas, neste modelo o átomo era uma massa esférica positiva, onde os eletrões se encontravam dispersos e em número suficiente para a carga total ser neutra.

Modelo Planetáriomodelo criado por Rutherford que referia que o átomo era constituído por um pequeno núcleo de carga positiva, onde se encontrava toda a massa do átomo, circulando os eletrões a grande velocidade à sua volta como os planetas à volta do Sol.

Modelo dos Estados Estacionários- modelo proposto por Bohr onde os eletrões circulavam em orbitas com determinada energia, estando os mais energéticos longe núcleo e os menos energéticos próximos deste.

Modelo da Nuvem Eletrónica- é o atual modelo, proposto por Schrodingeron, onde se considera o átomo eletricamente neutro, pois o número de protões é igual ao número de eletrões. O núcleo é constituído por protões e neutrões, estando os eletrões em movimento à volta do núcleo, mas não ao acaso, existem zonas onde a probabilidade de encontrar um eletrão é maior. Os eletrões do último nível designam-se de eletrões de valência.



Sem comentários:

Enviar um comentário