domingo, 22 de fevereiro de 2015

Ficha de Trabalho - Distância de Segurança



A distância necessária para que um veículo consiga parar sem colidir com um obstáculo – distância de segurança rodoviária – depende: 
- do tempo de reacção do condutor; 
- da velocidade do veículo no momento em que o condutor se apercebe do obstáculo;
- das características do veículo e do estado do pavimento.


1. Distinga, por palavras suas: 
1.1. tempo de reacção e tempo de travagem. 
1.2. distância de reacção e distância de travagem. 


2. Indique: 
2.1. Dois factores dos quais depende a distância de reacção. 
2.2. Dois factores dos quais depende a distância de travagem.




Correcção

1.
1.1. O tempo de reacção é o intervalo de tempo desde o instante em que o condutor se apercebe do obstáculo até ao instante em que coloca o pé no travão. O tempo de travagem é o intervalo de tempo desde o instante em que o condutor coloca o pé no travão até ao instante em que pára.

1.2. A distância de reacção é a distância percorrida durante o tempo de reacção. A distância de travagem é a distância percorrida durante o tempo de travagem.


2.
2.1. A distância de reacção depende da velocidade inicial do veículo (no instante em que o condutor se apercebe do obstáculo), dos reflexos do condutor,e da sua concentração (o tempo de reacção é maior se estiver distraído ao telemóvel, por exemplo, se estiver alcoolizado, se estiver sonolento, etc.)

2.2. A distância de travagem depende da velocidade inicial do veículo (no instante em que o condutor se apercebe do obstáculo), do estado do pavimento (pode estar molhado, com areia, com neve, com óleo), do estado do veículo (estado dos pneus e travões).

Sem comentários:

Enviar um comentário