quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Bromo



Foi descoberto em 1826 por Antoine Balard.
No estado líquido é perigoso para o tecido humano e os seus vapores irritam os olhos e a garganta.
É um não metal do grupo dos halogênios (17 ou VIIA) da Classificação Periódica dos Elementos.
O bromo molecular é utilizado na fabricação de uma grande variedade de compostos de bromo, usados na indústria e na agricultura
O bromo é  um dos cinco elementos da tabela periódica que se encontram em estado líquido à temperatura ambiente, sendo o único não metálico: os outros são mercúriogáliocésio e frâncio.
O líquido é avermelhado, instável, denso e volátil. Evapora facilmente a temperaturas e pressões padrões formando um vapor avermelhado (coloração parecida com a do dióxido de nitrogênio) que apresenta um forte e desagradável odor.
Este halogênio é semelhante quimicamente ao cloro, porém é menos reativo.
O bromo não é muito solúvel em água e dissolve-se melhor em solventes não polares como o dissulfeto de carbono, CS2, ou o tetracloreto de carbono, CCl4.
Reage facilmente com muitos elementos e tem um forte efeito branqueador.
O bromo é altamente reativo e é um forte agente oxidante em presença de água. Reage com  aminas,  alcenos  e  fenóis, assim como com  hidrocarbonetos  aromáticos e hidrocarbonetos alifáticos,  cetonas  e  ácidos carboxílicos .
O bromo seco reage vigorosamente com o alumíniomercúriotitâniometais alcalinos e alcalino-terrosos.
O bromo molecular é utilizado na fabricação de uma ampla variedade de compostos de bromo, usados na indústria e na agricultura. 
Tradicionalmente, a maior aplicação do bromo tem sido para a produção de 1,2-dibromoetano, que é usado como aditivo nas gasolinas que tem como antidetonante o tetraetilchumbo.

O bromo é também utilizado na fabricação de produtos de pulverização, agentes não inflamáveis, produtos para a purificação de águas, corantes, desinfetantes, inseticidas e outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário