domingo, 17 de novembro de 2013

GRUTAS DE MIRA DE AIRE


GRUTAS DE MIRA DE AIRE






Descobertas em 1947, são as maiores grutas do nosso país  e foram declaradas uma das  MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL, na categoria de Grutas e Cavernas. São de uma enorme beleza, moldadas em estalagmites e    estalactites.  Integra  variadas formações calcárias, como a Alforreca, o    Marciano, a Boca do Inferno ou o Órgão.
Escadas, passadeiras, galerias e cursos de água fazem da descida a este paraíso escondido a cerca de 130 metros de  profundidade, uma experiência inesquecível. 

PERTO DAS  GRUTAS DE MIRA DE AIRE PODEMOS ENCONTRAR:


- Grutas de Alvados 

Descobertas em 1964 por um grupo de trabalhadores das pedreiras de calcário da Serra dos Candeeiros, as Grutas de Alvados, situadas a pouco mais de quatro quilómetros das Grutas de Mira d'Aire, são compostas por uma sucessão de salas de estalactites e estalagmites, ligadas entre si, vários lagos naturais e inúmeros túneis interrompidos por profundos "algares" característicos na região. 
Calcula-se que estas grutas tenham mais de 180 milhões de anos, tendo sido formadas na idade média jurássica, quando os dinossáurios habitavam a região.


- Grutas da Moeda 

Estão localizadas em S. Mamede, Fátima, a pouco mais de nove quilómetros das Grutas de Mira d'Aire. Com uma extensão aberta ao público de 350 metros,  atingem uma profundidade de 45 metros. 
Descobertas em 1971, as Grutas da Moeda são formadas por processos de erosão e corrosão e possuem cristalizações, sendo a rocha predominante o calcário.  





Bibliografia:

http://www.grutasmiradaire.com/
http://pt.wikipedia.org/
http://www.youtube.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário