Desde os primórdios o Homem necessitou de energia para viver.
Até hoje a civilização industrial viveu quase exclusivamente da exploração intensiva de energias acumuladas.
Assim, mais de 85% da energia consumida hoje é obtida através do carvão, petróleo, gás natural, urânio etc.
A velocidade de reposição destas energias é praticamente nula na escala da vida humana. Por isso o futuro depende da importância que o Homem der às fontes de energia renováveis ou inesgotáveis.
Durante muito tempo as energia renováveis foram um sonho, muito poucos acreditavam nela. Hoje a sua transformação e utilização são uma realidade.
As inovações tecnológicas e um desenvolvimento positivo dos esforços de investigação mostram que a Humanidade pode encontrar soluções para as necessidades energéticas através de fluxos inesgotáveis de energia que nos vêm do Sol, do vento, das plantas e da própria Terra.
Por toda a Terra há abundância de vento forte, de Sol intenso, de plantações ricas e abundantes, chuvas fortes ou calor.
À medida que se optar pelas energias renováveis, poder-se-à pensar na redução progressiva da utilização do carvão e do petróleo, criando novas perspectivas de futuro.
Grande parte das energias renováveis e até mesmo as energias fósseis têm a sua origem primária no Sol.
O Sol fornece cerca de cem mil milhões de quilo-watts de energia à Terra cada hora que passa. Cerca de 1 a 2 % da energia proveniente do Sol é convertida em energia eólica - a energia do vento.
Sem comentários:
Enviar um comentário