Versão Resumida
Antes de se ter aceite o Modelo da Nuvem Electrónica existiram outros que tiveram a sua importância na construção do modelo atual.
Modelo de Dalton- este modelo considerava o átomo como uma esfera indivisível, com uma massa característica que não se alterava durante uma reação química.
Modelo de Thomson- também designado Modelo do Pudim de Passas, neste modelo o átomo era uma massa esférica positiva, onde os eletrões se encontravam dispersos e em número suficiente para a carga total ser neutra.
Modelo Planetário- modelo criado por Rutherford que referia que o átomo era constituído por um pequeno núcleo de carga positiva, onde se encontrava toda a massa do átomo, circulando os eletrões a grande velocidade à sua volta como os planetas à volta do Sol.
Modelo dos Estados Estacionários- modelo proposto por Bohr onde os eletrões circulavam em orbitas com determinada energia, estando os mais energéticos longe núcleo e os menos energéticos próximos deste.
Modelo da Nuvem Eletrónica- é o atual modelo, proposto por Schrodingeron, onde se considera o átomo eletricamente neutro, pois o número de protões é igual ao número de eletrões. O núcleo é constituído por protões e neutrões, estando os eletrões em movimento à volta do núcleo, mas não ao acaso, existem zonas onde a probabilidade de encontrar um eletrão é maior. Os eletrões do último nível designam-se de eletrões de valência.
Sem comentários:
Enviar um comentário